Foto de Annie Spratt por Unsplash
Possivelmente você já ouviu falar em mais de um Dia do Amigo e se questionou sobre o dia certo e o sentido dessas celebrações. Ou talvez tenha ignorado sua existência por parecer que sempre “inventam” um dia diferente para comemorar a amizade…
No meu caso, aconteceu de tudo um pouco. Na primeira vez que recebi mensagem de dia do amigo, há alguns anos, achei muito interessante e decidi repassar as felicitações para os meus queridos. Mas depois notei que o mesmo acontecia em outras datas e comecei a ficar confusa sobre a veracidade da informação. Então senti que o Dia do Amigo tinha deixado de ser especial e parei de parabenizar meus amigos.
Só que com a popularidade das redes sociais e o avanço do conteúdo digital, as pessoas se acostumaram a enviar mensagens em várias datas comemorativas. Assim, cada vez mais eu recebia felicitações de amizade em todos os dias em que a comemoram.
Isso me incomodou bastante, porque eu queria celebrar a data (inclusive nas publicações da Abrilhantar), mas não gostaria de divulgar informação “fake” para as pessoas. Então decidi fazer uma pesquisa aprofundada a respeito, com a equipe de marketing e conteúdo da Abrilhantar, e “tirar isso a limpo” de uma vez!
Datas em que se comemora a amizade
A verdade é que existem várias datas que celebram a amizade, sendo que algumas são oficiais (definidas por lei) e outras não oficiais:
- 18 de abril – Dia do Amigo Brasileiro
- 20 de julho – Dia do Amigo e Internacional da Amizade
- 30 de julho – Dia Internacional da Amizade
Embora cada data tenha uma história e uma motivação diferentes, verificamos que todas surgiram com um sentimento de fraternidade mútua partilhado entre as pessoas.
18 de abril – Dia do Amigo Brasileiro
Há quem diga que este é o “Dia do Amigo” mais popular no Brasil, mas há controvérsias. Na realidade, sabe-se pouco sobre sua origem, além de não ser uma data oficial. Ou seja: não é uma data legalmente reconhecida como “Dia do Amigo”.
A informação que se tem a respeito do dia 18 de abril é que a data foi escolhida para essa comemoração devido a uma publicação feita na Câmara dos deputados. Porém, não se sabe quando, como, nem porquê. De qualquer forma, essa data se popularizou bastante, entre os brasileiros, na comemoração do “Dia do Amigo”.
20 de julho – Dia do Amigo e Internacional da Amizade
No Brasil, no Uruguai e na Argentina, o Dia do Amigo e Internacional da Amizade é comemorado no dia 20 de julho. Esta data comemorativa foi estabelecida em Buenos Aires, em 1999, pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro, tornando-a oficial na Argentina (e posteriormente também adotada pelos seus vizinhos brasileiros e uruguaios).
Enrique associou esta celebração ao dia 20 de julho por considerar a chegada do homem à Lua, ocorrida 30 anos antes, como um símbolo de união entre todos os seres humanos. Ele acreditava que este fato era a prova de que, juntos, os povos poderiam conseguir superar desafios quase impossíveis.
30 de julho – Dia Internacional da Amizade
Durante a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) de 2011 proclamaram o dia 30 de julho para se comemorar mundialmente a amizade. Esta foi uma homenagem ao médico paraguaio Ramón Artemio Bracho, que todo ano, no dia 30 de julho, fazia reuniões no seu país para promover projetos sociais e culturais a fim de ajudar os mais necessitados.
A ideia era incentivar os vínculos de amizade entre os povos, países, culturas e indivíduos, e inspirar esforços pela paz e construção de ligações mais fortes entre as comunidades. Assim, a proposta da Assembleia Geral da ONU era de que todos os países-membros adotassem esse dia para celebrar o Dia do Amigo / Dia da Amizade. No entanto, o Brasil, o Uruguai e a Argentina mantiveram a data de 20 de julho em seus calendários.
Quem é seu amigo?
Vale lembrar que, independentemente de qual seja a data de celebração escolhida, o “Dia do Amigo” não se resume apenas a um título ou a um momento de declaração de amizade aos mais chegados. Trata-se de um convite à reflexão e à ação.
Essas datas trazem histórias com significados importantes para a sociedade. São lembretes da importância das boas relações para o bem-estar comum e reforçam o poder da união no desenvolvimento das nações.
Se pensarmos na amizade partindo desses princípios, podemos compreender que o “amigo” da celebração, é o “nosso próximo”. É aquele indivíduo que, mesmo sendo diferente de mim, estabelece uma relação de respeito e de parceria comigo e com os demais à volta, pura e simplesmente porque somos todos seres humanos.