Qual seria o tamanho do prejuízo se invadissem a sua empresa e levassem móveis e equipamentos? E se você perdesse as informações que movimentam o negócio? O Dia da Internet Segura (Safer Internet Day) foi criado alertar quanto à importância (e urgência) da segurança em TI.
Com o advento da Internet e avanço tecnológico, os problemas de insegurança ultrapassaram os limites físicos. Por isso, pouco mais de uma década atrás, a Rede Insafe começou a coordenar, na Europa, ações em prol do uso seguro e responsável da Internet, tendo hoje mais de 140 países envolvidos nesse movimento.
Segurança em TI para o internauta
Quando o internauta se conecta, passa a ter acesso e “ser acessível” a pessoas e dados do mundo todo. Embora isso tenha facilitado bastante a vida e até mudado hábitos em função das facilidades e do conforto adquirido, também aumentou a vulnerabilidade da informação e dos bens pessoais.
Consequentemente, para garantir o uso seguro desses recursos tecnológicos é fundamental tomar cuidados como:
- não abrir arquivos e links desconhecidos ou de procedência duvidosa;
- manter seus aplicativos sempre atualizados;
- contar com um bom antivírus;
- fazer backup dos seus arquivos com frequência;
- não usar a mesma senha em diferentes aplicações.
Segurança em TI para a empresa
Embora seja de conhecimento geral a necessidade de garantir a segurança em TI, a maioria dos empresários ainda se concentra mais na segurança dos bens físicos, sem dar a devida importância ao ambiente virtual.
Acontece que a maior parte dos ativos dessas empresas é virtual. Logo, o risco de perdas ou danos virtuais é tão real quanto no prédio que você coloca alarme e enche de trancas nas portas e janelas. Com a diferença que o dano físico se limita ao espaço invadido e o dano virtual pode parar uma operação inteira!
Então não vale a pena abrir mão da segurança da informação quando existe um negócio completo em jogo! Até porque, você não precisa (e nem é aconselhável) resolver isso sozinho. Existem empresas especializadas em soluções de TI que poderão ajudá-lo. Uma delas é a HGnet, que usa Tecnologias Livres, então consegue criar um ambiente seguro e confiável com um custo bem viável.
Portanto, não corra riscos desnecessariamente! Aproveite que o assunto está em evidência neste Dia da Internet Segura e veja como proteger de verdade o seu patrimônio!
Imagem de TheDigitalWay por Pixabay.