Estratégia de conteúdo na web

Elaborar o conteúdo de um site, publicar posts no blog, divulgar em redes sociais, são tarefas que não dependem apenas do domínio da língua portuguesa para a geração de bons resultados. É preciso ter bem definido o perfil do seu público alvo e a estratégia de conteúdo da empresa para conseguir comunicar as suas soluções de maneira eficiente.

Nesse processo de definição de conteúdo e estratégia, convém perguntar a si mesmo:

• Qual mensagem eu pretendo transmitir?
• Como eu quero que as pessoas enxerguem o meu site/blog/rede social?
• Qual é o problema do meu público e como a minha solução pode ajudá-lo?
• Como associar a necessidade dessas pessoas ao meu negócio?
• Como ser lembrado pelo meu público alvo?

Na etapa de planejamento, é importante definir como você quer ser percebido pelo seu público. Tendo ciência da necessidade das pessoas e do que elas podem compreender ao ler o seu conteúdo, fica mais fácil associar as soluções ao seu negócio e criar estratégias para gerar conversões.

Entretanto, por mais que as informações sobre os serviços/produtos da empresa sejam bem descritas, se não houver uma preocupação com a forma como esse conteúdo será apresentado, corre o risco de você comunicar “A” e seu receptor compreender “B”. Isso porque a pessoa criará uma imagem do seu negócio não apenas pelo que você diz, mas pela forma de abordagem e pelo grau envolvimento que ela terá com o seu conteúdo. Se não houver entrosamento, dificilmente a pessoa se sentirá atraída por sua empresa.

Para tornar seu conteúdo relevante ao seu público é preciso criar uma identidade de publicações, apresentando informações de um tema específico do qual a empresa é especializada. Os conteúdos devem utilizar a linguagem do seu público e agregar valor, de forma que as pessoas encontrem soluções em seus posts e sintam-se motivadas a procurar sua ajuda quando necessário.

É importante, também, estabelecer um método de avaliação de resultados para averiguar se o retorno obtido está dentro do previsto e identificar oportunidades de apresentar conteúdos inovadores e efetivos. Essa avaliação precisa ser frequente para que a empresa tenha sempre um feedback atual e a oportunidade de aprimorar sua estratégia de conteúdo, para ajudar cada vez mais pessoas em sua área de atuação.

Foto de Walls.io por Unsplash

Rolar para cima