Natal de todos os povos, línguas e nações

Chegou o Natal! Data tradicionalmente comemorada em família, aguardada com ansiedade pelas crianças e festejada de maneiras diversificadas pelo mundo. Esta é a noite do ano em que as luzes coloridas mais brilham pela cidade, enchendo os olhos de quem as contempla e iluminando corações.

Nas famílias abastadas, a comilança é garantida e a troca de presentes não pode faltar! Assim, compartilhando o alimento, procurando agradar uns aos outros com mimos escolhidos a dedo e colocando em dia assuntos de um ano inteiro de correria, as pessoas encontram nesta data uma oportunidade de reforçar laços e se lembrar de suas origens e dos valores básicos da vida.

Como parte da festa, temos também o bom velhinho, Papai Noel, com suas renas a passar de casa em casa presenteando as crianças que se comportaram durante o ano. E, claro, a bela árvore natalina, adornada com bolinhas coloridas, estrelas e luzes piscantes, rodeada pelos presentes deixados pelo nosso querido Noel.

É, de fato, uma comemoração bonita e um momento importante na vida das pessoas, mas, na empolgação das tradições e festas, muitos acabam esquecendo o real motivo do Natal, fazendo desta data um glamouroso feriado comercial.

As tradições e os contos natalinos fazem parte da nossa cultura e realmente embelezam as comemorações, unindo símbolos de vários povos e épocas diferentes. Então cumprem a função de ressaltar ludicamente, a cada ano, o desejo de sermos uma humanidade pacífica, solidária e feliz. Vale lembrar, porém, que todos esses festejos têm importantes significados e que é preciso compreendê-los para que tenham sentido e sejam genuinamente vivenciados.

Significado do Natal

O Natal é a data em que os cristãos comemoram o nascimento de Jesus, o Filho de Deus que veio a este mundo, sem pecar, para morrer pelos nossos pecados e nos tornar possível a vida eterna.

Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.

E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.

E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:

Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

Lucas 2:8-11

A data em si, 25 de dezembro, não é de fato o dia em que Jesus nasceu. Porém, como não há registros exatos a respeito, os romanos aproveitaram que essa já era uma data de festa em outras culturas e a instituiu para as comemorações do nascimento de Jesus.

Origem do Papai Noel

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 5.1-Papai-Noel-Imagem-de-Jo-B-por-Pixabay-1.jpg
1

O Papai Noel, que hoje é associado ao Natal em diversos países, foi sendo “construído” ao longo de gerações por diferentes povos, até se tornar a figura que conhecemo hoje. São muitas as histórias que explicam a sua origem, seus trajes, personalidade e ações, e que foram complementando umas às outras no decorrer dos anos.

Dentre essas histórias, está a de São Nicolau, um bispo grego do século VI que era muito amável com as crianças, dando-lhes presentes com frequência, e que posteriormente foi nomeado santo pela Igreja Católica e conhecido como Papai Noel.

Já a tradição de trocar presentes no Natal, associada nesta época ao “Papai Noel”, vem da história do nascimento do menino Jesus, quando os três reis magos foram ao Seu encontro, levando presentes: ouro, incenso e mirra (perfume).

“E, tendo eles [os magos] ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.

E, vendo eles a estrela, regozijaram-se muito com grande alegria.

E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.”

Mateus 2:9-11

História dos enfeites natalinos

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 5.2-Estrela-de-Belém-imagem-de-Joana-Kerr.jpeg
2

Os enfeites natalinos também surgiram de histórias com origens diferentes que foram sendo incorporadas em nossa tradição. A estrela que costuma ficar na ponta das árvores de Natal, por exemplo, remete à estrela de Belém que guiou os três reis magos até o estábulo onde estava o recém-nascido Salvador. E a cena da chegada deles é bastante retratada em presépios que compõem a decoração natalina.

Entretanto, a árvore adornada vem de um hábito de povos antigos, de antes do nascimento de Jesus, que a utilizavam para celebrar a fertilidade da natureza. Posteriormente, como os cristãos costumavam usar a figura da árvore cheia de frutos em encenações sobre o Jardim do Éden, a árvore enfeitada popularizou-se e ganhou espaço nas casas em comemorações natalinas. Então começaram a incluir velas em sua decoração (depois substituídas por luzinhas pisca-pisca), representando a luz de Cristo.

Alguns contam que a ideia da árvore de Natal enfeitada com luzes e uma estrela na ponta surgiu de um passeio de Martinho Lutero em uma noite estrelada, quando ele notou o efeito das estrelas vistas através das árvores enquanto caminhava olhando para o céu. Conforme ele andava, as estrelas pareciam piscar entre as folhas, então, encantado com a beleza do que viu, resolveu reproduzir a cena em casa.

O Natal em sua essência

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 5.3-Mãos-unidas-imagem-de-Kristin-De-Soto-por-Pexels-576x1024.jpg
3

As tradições atuais são muitas e cada família comemora à sua maneira, conforme o seu credo e cultura. Mas, o curioso é que, apesar das diferenças e até de certos conflitos entre alguns, o Natal tem o poder de unir as pessoas, ainda que seja só nos dias 24 e 25 de dezembro.

Essa é uma data em que as pessoas, impensadamente, ficam mais alegres, solidárias, empáticas e mais suscetíveis a reconciliações. Até mesmo aquelas que não entendem ou não valorizam o Natal em seu sentido original!

Porque, independentemente das crenças, dos recursos e das tradições de cada um, o amor do “Aniversariante” se espalha e contagia a todos com o espírito natalino. Assim, pelo menos por uma noite e um dia do ano as pessoas vivenciem sinceramente o amor de Deus, celebrando a vida de Jesus e demonstrando amor pelo seu próximo.

Que você tenha um maravilhoso Natal, repleto desse Amor capaz de nos transformar em seres humanos melhores e mais felizes!!

.

CRÉDITOS DAS IMAGENS:

Capa de Joana Kerr por Abrilhantar

  1. de Jo-B por Pixabay
  2. de Joana Kerr por Abrilhantar
  3. de Kristin De Soto por Pexels
Rolar para cima