Pensamentos que impactam na sua gestão financeira

Foto de Ian Talmacs por Unsplash

Gestão financeira não costuma ser um assunto muito confortável para a maioria dos brasileiros, porque, de um modo geral, a educação financeira não faz parte da nossa cultura, então o tema parece muito complicado. Assim, sem aprender a administrar finanças de forma efetiva, tanto no âmbito pessoal quanto nos negócios, cada um “se vira” como pode, muitas vezes se perdendo no círculo vicioso das dívidas.

Porém, o que as pessoas não percebem é que o problema não está na suposta complexidade desse tema, mas na falta desse conhecimento. Porque com o aprendizado de conceitos básicos de finanças já é possível controlar o dinheiro de uma forma prática, prevendo situações futuras para não ser pego de surpresa.

A gestão financeira tem seu papel nos negócios e na vida pessoal

A forma de você se organizar e lidar com o dinheiro pode ser determinante para os seus resultados! Nos negócios, a sua gestão financeira representa a sobrevivência da empresa. Sendo que, ainda assim, está cheio de empresário com a fachada bonita e quebrando em seus bastidores financeiros por problemas em sua gestão, pois não têm estrutura para suportar momentos de crise financeira e se proteger de imprevistos.

Já na vida pessoal, tornou-se “normal” constantemente fazer compras a prazo, deixar o cartão de crédito estourando, definir prioridades financeiras pela emoção do momento… Assim as pessoas passam a vida gastando mais do que têm e associando a própria felicidade ao dinheiro que esperam conseguir um dia, enquanto as oportunidades de sucesso gradativo são sutilmente descartadas a cada amanhecer.

O problema financeiro inicia antes da falta de dinheiro

A questão é que enquanto o brasileiro ficar esperando “alguém” resolver os seus próprios problemas, a situação geral do país melhorar, as escolas prepararem adequadamente os estudantes… sempre estará ruim! Mesmo que as condições melhorem!

Porque, dentro de cada uma dessas pessoas, a visão deturpada dos valores continuará impedindo o reconhecimento de sua própria participação em seus resultados. Então projetam os problemas nos outros e desperdiçam sua inteligência e potencial na formulação de repetidas desculpas para o seu fracasso (seja ele qual for).

Entretanto, isso não precisa continuar assim! Você não precisa tomar para si essa realidade só porque a situação está difícil para todo mundo e seus recursos são escassos!

Antes da solução financeira e até mesmo da aquisição do conhecimento necessário, existe algo muito mais poderoso, disponível dentro de você: sua determinação e coragem para encarar a si mesmo na hora de agir. Porque admitir suas próprias fraquezas, buscar ajuda e enfrentar o seu próprio abismo não é para qualquer um! Mas quando se consegue encarar, o resultado é surpreendente!

O constante aprendizado agrega valor à vida

Depois de encarar suas próprias questões, é hora de abrir a mente para o novo e se permitir recomeçar. Aprender não é privilégio apenas dos jovens estudantes, mas de todo ser humano disposto a se desenvolver a cada dia. E isso vale para finanças, também! Da mesma forma, não é vergonha admitir não saber alguma coisa e, assim, buscar novos aprendizados. Afinal, o conhecimento não define o seu valor pessoal, mas o hábito de buscá-lo certamente agregará valor à sua vida!

Além disso, não guarde essa experiência para si! Tem muita gente que pode aprender com os seus erros e acertos e, inspiradas por sua experiência, construir histórias ainda melhores: clientes, amigos, familiares… Se você tiver filhos, por exemplo, pode dividir com eles um pouco do que está vivenciando e compartilhar os conhecimentos adquiridos para que aprendam a administrar seu próprio dinheiro (e sua própria vida) desde cedo. Claro que respeitando as limitações deles em cada faixa etária!

Se for só pelo dinheiro, não dará dinheiro

Contudo, é preciso que esse seu movimento faça sentido! Questione a si mesmo: “Por que você faz o que faz no seu trabalho?”. Perceba que isso vai muito além de ganhar dinheiro com um negócio. É uma questão de ideal, de uma causa maior que o motiva a levantar da cama todos os dias. Se essa causa for, única e exclusivamente, “ganhar dinheiro”, dificilmente você prosperará no negócio.

Porque, embora o dinheiro seja importante para a sobrevivência de todos, especialmente no regime capitalista no qual vivemos, o real valor está nas conquistas abstratas. Como o sentimento de realização após ajudar alguém com o seu negócio (solucionando um problema, satisfazendo uma necessidade ou proporcionando experiências marcantes, independentemente do seu ramo de atuação).

Por isso, se o seu foco for apenas ganhar dinheiro, o trabalho acabará virando um fardo, os clientes não receberão o seu melhor e a chance de ter sucesso nas vendas será muito mais restrita.

Então, se você ainda não tem um propósito definido, recomendo que pense nisso! Identifique o seu dom, considere o que você realmente gosta de fazer e verifique como pode ajudar outras pessoas com o que você sabe fazer de melhor. Pois, só de ter essas ideias em mente, sua forma de lidar com o seu negócio e com os desafios mudará completamente, melhorando os seus resultados.

É preciso pôr a mão na massa para fazer acontecer

Por fim, arregace as mangas e “mãos à obra”! “Vista a camisa” da causa que você decidiu abraçar e se disponha a trabalhar para valer! Não só na gestão financeira, mas em tudo que envolve o negócio, para ajustar o que “não está legal” e alinhar suas ações ao propósito então estabelecido.

O importante não é deixar tudo funcionando perfeitamente bem (o que seria utópico, visto que sempre há o que aprender e melhorar), mas dar o seu melhor em tudo o que for realizar. Pode ter certeza de que essa atitude refletirá positivamente em seu negócio e nas suas finanças!

Portanto, se a situação financeira não está das melhores, experimente mudar o foco, buscar novos conhecimentos, olhar para dentro, reconhecer a sua parcela de responsabilidade e, simplesmente, trabalhar! Deixe paradigmas e estereótipos de lado e pesquise sobre o que precisa ser melhorado (sobre gestão financeira e tudo mais que for importante para você).

Hoje em dia o acesso à informação está muito mais fácil, então, se você souber onde buscar, conseguirá aproveitar diversos conteúdos de qualidade na internet e terá o que precisa para saber como agir.

Gestão financeira através do fluxo de caixa

Nessa sua busca por conhecimento de gestão financeira, o caminho é começar pesquisando materiais disponibilizados por especialistas. Assim você poderá ter uma ideia de qual aprendizado deve priorizar e identificar o tipo de ajuda que necessita para o seu negócio.

A Abrilhantar produz conteúdo para um site de fluxo de caixa que disponibiliza uma série de informações relevantes sobre finanças de forma simplificada. Na página “Conteúdo Gratuito” você vai encontrar e-books sobre fluxo de caixa que poderão ajudar bastante a entender como manter o controle financeiro. Veja o tema de cada material que você pode baixar:

Fluxo de Caixa – Guia Prático

Fluxo de Caixa – Glossário Financeiro

Como implantar o Fluxo de Caixa

Fluxo de Caixa – Cuidados Financeiros

Nesse site também tem um e-book com histórias inspiradoras de empresários que conseguiram salvar o negócio após mudanças em sua gestão financeira. (Esse é o meu e-book preferido!) Vale a pena ler:

13 Histórias de Negócios

Fontes de informação que ensinam e inspiram

Outra dica de leitura para quem empreende, quer empreender ou se interessa pelo assunto, é o blog da Projeto DSD (também cliente da Abrilhantar). Esse blog aborda o universo do empreendedorismo de forma mais abrangente, então você encontrará artigos diversificados sobre temas como finanças, fluxo de caixa, planejamento, administração, entre outros relacionados.

Um artigo que é fantástico, a meu ver, com reflexões profundamente intrigantes e encorajadoras é “Lição de empreendedorismo em uma noite de loucura”. Então, se você desistiu ou pensa em desistir de algo por acreditar que é impossível realizá-lo, essa é uma história que o ajudará a enxergar novas possibilidades!

O mundo precisa da sua coragem e autenticidade

Como você pôde ver neste artigo, fazer uma boa gestão financeira não depende só de administrar bem o dinheiro. Na realidade, o sucesso com as finanças, a resolução de problemas e a realização de sonhos começam com a sua maneira de pensar, de enxergar o mundo e de agir em cada momento.

Então você não precisa (e nem deve) limitar as suas conquistas ao que dizem ser possível, muito menos investir em sonhos que não são os seus, por alguma pressão externa, mas seguir com o que você acredita e se preparar adequadamente para chegar onde deseja. Afinal, é você quem define seus valores, que conhece realmente seu potencial e sabe a melhor forma de contribuir para um mundo melhor com o uso dos seus talentos.

Portanto, seja autêntico e prossiga! Assim, não vai demorar para você perceber que maior do que a conquista almejada com as melhorias na sua gestão financeira, é a satisfação de se descobrir fazendo a diferença na vida de outras pessoas com o negócio que faz toda a diferença primeiramente na sua vida.

Rolar para cima