Existem vários mitos e verdades sobre a comercialização e as transações online e, na era digital em que vivemos, a internet se tornou um centro de divulgação, compra e venda de produtos e serviços. Porém, a questão da confiabilidade ainda gera um grande ponto de interrogação na mente de muitos internautas. Vamos esclarecer todas essas dúvidas e transformar esse ponto de interrogação em um ponto de exclamação.
Sistema de compra e venda
Uma das maiores questões a respeito do sistema de compra e venda é a segurança do pagamento. Muitas pessoas hesitam em fornecer informações financeiras online, como dados bancários ou número do cartão. No entanto, as empresas que realmente são confiáveis têm fortes protocolos de segurança que protegem os dados dos compradores durante as transações.
É claro que nem toda propaganda que se vê na internet é genuína, então aqui vão algumas dicas simples para identificar um site ou loja seguro(a):
- Quando se tratar de um site que possui vários vendedores dentro dessa plataforma, sempre leia os comentários(dê preferência àqueles que têm imagens), pois todas essas plataformas possuem um sistema de avaliação.
- Quando o anúncio não tiver a opção de avaliar, jogue a imagem do produto anunciado no Google Leans ou no Pinterest e se, por coincidência, você achar a imagem no site ou perfil de outra pessoa ou empresa, desconfie!
- Em ambos os casos, se ainda houver dúvidas, a melhor solução é procurar o nome do site ou da loja no “Reclame Aqui”. O Reclame Aqui é um site de referência, onde as pessoas que caíram em golpes alertam outros usuários para não cometerem o mesmo erro.
Segurança do consumidor
Outro fator muito questionado é a segurança do consumidor, relacionado mais à questão de reembolso e devolução. E nisso não há segredo, basta se atentar às regras de compra e venda da loja. O real problema é que muitas das vezes, o cliente deseja cancelar a compra depois do prazo estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor (7 dias). Porém, a partir daí, o cancelamento e reembolso dos produtos seguem as normas das lojas que, geralmente, só realizam esses procedimentos depois de se encerrar a data de entrega.
Segurança do vendedor
Nos parágrafos acima, você leu sobre as dúvidas geradas nos consumidores. Agora vamos ver o lado de quem quer vender!
Para os empreendedores, a internet oferece excelentes oportunidades de divulgação. Quem deseja vender e divulgar pode ver com bons olhos plataformas como as redes sociais e os marketplaces pois permitem que empresas de todos os tamanhos alcancem um grande público a um custo acessível.
Pelas redes sociais você tem 100% de controle das suas vendas, então o sistema de segurança fica por sua conta, o que é bem mais seguro para o vendedor mas não tão seguro para o comprador. Já no marketplace existe uma empresa que fica entre o vendedor e o cliente, então, caso o vendedor caia em um golpe da parte do cliente, a plataforma vai ajudá-lo a resolver essa questão. O mesmo vale para os consumidores! Essas são as melhores plataformas para vender e divulgar seus produtos e serviços.
Contudo, apesar das vantagens, existem cuidados a serem tomados. É essencial que os usuários tenham práticas de segurança como senhas fortes, a verificação de sites seguros e a cautela ao compartilhar informações pessoais. O que poucos sabem é que essas práticas de segurança não são apenas para protegê-los de vendedores golpistas mas também de qualquer intruso que tente hackear seus dados e informações para, assim, fazerem compras onlines com seu dinheiro.
Benefícios
Dentro da internet como em qualquer outro lugar, existem alguns riscos, mas, comparados com os benefícios, eles passam quase que despercebidos. É muito mais fácil poder fazer compras e vendas sem precisar sair de casa, enfrentar filas ou horário de fechamento.
Na maioria das lojas virtuais os produtos ficam mais baratos do que nas lojas físicas. Então você pode pensar: “isso só é vantajoso para quem compra; o vendedor sai perdendo!”. Mas se a loja divulga seus produtos pela internet e vende pela internet, não precisa gastar dinheiro com panfletos nem funcionários (como caixa, atendente, segurança) e nem com as despesas de um estabelecimento.
Sem contar que é muito mais fácil de administrar o negócio no ambiente virtual! E, para completementar, a loja online ganha mais visibilidade do que as demais, visto que pela internet se consegue um alcance global.
As situações mencionadas ao longo deste artigo ainda são uma preocupação para muitos dos usuários, mas vale ressaltar que a maior parte das vendas e compras online, principalmente no marketplace, são confiáveis e de fácil acesso, desde que os usuários ajam com cuidado e escolham vendedores confiáveis. Assim, concluímos que a internet é sim um recurso que oferece segurança para qualquer tipo de transação, divulgação e sistema de compra e venda.
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